22 de outubro de 2008

Portas

“O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.” – Wikipédia.



M E D O





Não sei como vem, sinto-o de repente. Segundo os estudos, milhares deles por sinal, citam como um “estado”, outros, como “insegurança”, pode ser.
Toma conta de meu peito, de minha aura, ronda-me como um lobo faminto, pronto para devorar-me, fazer de mim estilhaços, tratar-me como carne boa e deixar-me na carcaça. Tremo quando o sinto, fico inseguro quando fica mais forte, se minto, já faço com medo do medo, se sou verdadeiro, tenho a verdade como escudo para proteger-me contra este mal que tenta devorar-me.
Surge de forma inexplicável, comigo é assim, se estou só, tenho-o, se acompanhado, o temo.
Quando na metrópole, quem abita nele me dá medo, do julgamento, do olhar acusador, da maneira débil de meu comportamento, em minha casa, lugar que deveria sentir-me seguro, apontam-me os dedos, como se fosse eu, o caráter desgostoso da família.
Meus olhos estão atentos, minhas mãos frívolas, pés firmados em areia, pronto á ser sugado ao profundo abismo.
A porta; há uma porta? Para que eu possa sair o mundo de total insegurança, de desolação, de ruínas assoladas? Quero paz. Se a tivesse estaria seguro, sem medo.
Há anos a procuro, nunca a encontro, onde ela está? Debaixo dos livros, da cama, na sola de meus sapatos, abatidos e sujos de poeiras? Pra onde foram as mãos bondosas que estendem as mãos quando o necessitado e oprimido pela ignorância passa em suas portas altas cobertas de cobre, seguras de si próprias?
Para achar as respostas teria que ser o grande gladiador, que enfrenta a guerra sem temor, está à frente, não olha pra trás, não se intimida com a ignorância do medo, e quem é o medo diante de tamanha força e coragem deste homem valente? Nada.
Não o sou, sou pobre, não tenho armaduras para sustentar-me, armas para atirar contra os lobos, não sou destemido o bastante para enfrentar o inimigo nu.
Fico preso em uma casa sem moral própria, no mundo de valor insano, aproveitando restos deixados nas prateleiras empoeiradas de minha sala, sendo um zumbi, perambulando pelos cômodos sem janelas.
“A casa onde todos moramos trancafiados, tentativa de dominar pela domesticação a porta sempre aberta do medo, é também ela apenas um lado da abertura cruel na qual se transformou a sociedade. De um lado e de outro, vida pública e privada, casa e rua, poderosos e sem poder, os combatentes de uma guerra de todos contra todos que não informa sobre seu fim. Fechar a porta bastaria para reordenar a vida? O medo não é apenas o sentimento aversivo de algo que nos ameaça em nossa integridade física, moral ou psíquica. O medo, que em tantas línguas é sinônimo de angústia, é conhecido como a sensação que alguém, animal ou humano, tem do perigo iminente. Neste nível o medo apenas me faz fugir do que temo. Porém, a impossibilidade de fugir de algo por situar-se dentro do que provoca a ameaça é o véu mais profundo do medo. O medo está em mim, mas estou antes eu dentro do medo como possibilidade da existência, sua forma.”*
Liberdade é o que quero ter, vida própria busco e a terei, quando aprender a ser o homem quem sou, não deixar que a tormenta alcance meus lagares, assim, sendo eu mesmo, darei conta de enfrentar o obscuro, sem dependência, sem alucinações, farei de minha herança, não oposições débeis, mas as trarei junto como bagagem de uma experiência passada e que moldada trará frutos á árvore da sabedoria.
O medo estará sempre ao meu lado, perseguindo-me e eu estarei preparado para que ele tome forma e me ensine a viver com ele, não para ele.


• Trecho tirado do blog de Márcia Tiburi - Graduada em filosofia e artes. É mestre e doutora em filosofia.

http://www.pinkpunk.globolog.com.br/

21 de outubro de 2008

bem baixinhoo...


“Quando tudo parecer contrário, mesmo que os dias sejam frios e árduos, olhe para o alto, lá está quem há de cobrir-te com uma manta e dá-lhe um abraço.” – Brenno

O SEGREDO

Muito tem se falado nestes últimos dias sobre o filme e recentemente lançamento também do livro, O SEGREDO.
Bem antes de eu ouvi falar sobre, me lembro que em momentos de grandes dificuldades em que pensava não agüentar e desfalecer, me apegava em meus sonhos e neles conseguia ajuda de Deus para prosseguir. Já alguns meses atrás, conheci uma jovem que estava passando por uma dificuldade familiar, e sempre que conversávamos ela citava que não teria pensamentos de desistência e fraqueza, mas que, traria à memória positividade, aquilo que faria ressurgir a esperança. Quando trocávamos experiências pessoais, ela sempre me dizia que o segredo é acreditar positivo, sendo assim, estaria atraindo coisas boas, e repelindo as más.
Então após alguns meses fiquei sabendo o filme, o aluguei, assistir assiduamente e percebi que a cada depoimento do qual via, havia o positivismo e que as pessoas sempre sorridentes diziam para que eu também atraísse coisas boas para minha vida, assim, seria mais feliz. Fiquei surpreendido naquele momento, disse a mim mesmo que a partir daquele momento só pensaria positivo, assim, seria mais feliz.
Com o passar dos dias, tudo foi mudando e comecei a perceber que não somente seria necessário pensar, mas também agir de forma diferente, com meus amigos, familiares, pessoas a minha volta, foi neste momento que percebi que o segredo na verdade não se baseia somente no pensamento, mas também no agir.
Segundo a bíblia nossas palavras tem poder, se as tem tenho que falar coisas edificantes, agir de modo sábio, pensar somente não vai adiantar, por isso decidi, vou tentar ser mais sabido no que falar.
Mas mesmo tentando há meses; nada mudou. Comecei a desacreditar nisso, neste negocio de atração positiva através de pensamentos. Procurava um emprego melhor, nada, uma casa maior, nada, um amor verdadeiro, nada, só me restavam os pensamentos positivos.
Após alguns meses não havia mais pensamentos, só reclamação, murmurações sem fim. Foi quando eu comecei a perceber que não colocava meus planos nas mãos daquele que tudo pode; Deus. Não adiantava ter pensamentos bons, agir de forma adequada se Ele não estava a frente de minha vida, por mais que eu lutasse contra o mal, por mais que eu procurasse agir de forma correta, nada disso poderia fazer com que meus sonhos fossem alcançados.
Após eu ter percebido isso, comecei a pensar positivo novamente, agir de forma sábia e o mais importante, colocar minha vida, meus caminhos, nas mãos de Deus. Com isso, fui, ao passar dos meses, realizando cada um de meus propósitos, de meus sonhos, um à um, e o ultimo, graças à Deus por isso, estou quase lá, tudo está em suas mãos.
O segredo não é ficar seguindo regras, não é estipular palavras e pensamentos, não; é esperar e confiar Naquele que mesmo podendo fazer o mundo e tudo que nele há, em 1 dia, foi paciente e o fez em seis, é sustentar a esperança Nele, e trazer sim, á memória aquilo que nos dá esperança, sua bondade e fidelidade, o maior segredo é confiar em Deus, em suas promessas, em sua fidelidade.
Continuo esperando e Ele sempre tem cumprido com fidelidade e amor, em Seu tempo, para que eu aprenda a fazer de meus dias, os melhores e dá valor a tudo que tenho e tudo o que eu há de ter.
Agora que contei, não é mais segredo algum, compartilhe você também com todos que estão a sua volta, conte-os sobre este “segredo”, tenho certeza, eles nunca mais serão os mesmos, assim como eu.

18 de outubro de 2008

Manias



De amar rápido demais
Ser chato em horas chatas
Não gostar de gente feia
Ficar esperando minha mãe me ligar todas as noites
Esperar o meu amor aparecer no MSN para dizer que o amo
Querer entender o mundo
Mostrar que sou super esperto e conversar em inglês com várias pessoas
Querer abraçar meus amigos
Cantar todas as noites quando chego em casa do trabalho
Contar as horas para chegar em casa após um dia cansativo
Assistir saia justa conversando comigo mesmo
Ir ao Ediee
Comer pizza aos sábados à noite
Falar sozinho
Programar sonhos antes de dormir
Sonhar acordado
Amar meus amigos
Contar histórias
Ler livros com mais de 400 páginas
Ficar esperando o celular tocar e ser você
Discutir sobre a sociedade e seus paradigmas
Amar e ser amado
Sorrir muito
Ser engraçado
Viver diante do trono
Cantar hillsong
Ver bob esponja antes do almoço
Mania de ser eu mesmo
De ser humano
Breno.

17 de outubro de 2008

Quem? Eu?


“Não estou preocupado com que a sociedade pensa, se acha certo ou errado, faço de minha vida uma canoa, a remo sobre o rio, quando calmo, quando agitado.” Brenno.


Já me preocupei muito sobre o que as pessoas pensam a respeito de minha pessoa, como me visto, me comporto, minha aparência física, onde moro, com quem ando...agora chega.
O que a sociedade influi em mim são paradoxos diluives, a cada expressão de julgamento pré-estabelecido pela mesma me encontro num tribunal sendo condenado a fazer o que é de senso comum, se não cumpro minha pena, serei exilado de meu mundo coerente.
Se for gay, é banido da religião, religioso, banido do mundo, do mundo banido do universo, do universo, não é nada. O senso comum nos comuna a um paradoxo tão deprimente que nos faz débeis, diante as criticas e olhares indignados a quem realmente somos, o modo de agirmos no vestir, falar, cantar, conversar nos dá uma identidade, que em suma, se não for a esperada pela sociedade, ela nos quebra, nos amordaça em sua mediocridade, e aceitamos nos revogar a uma sensação de desprezo de nós mesmos e não sermos quem somos pela falta de coragem de enfrentá-la.
Alguns perguntam, é viável enfrentá-la? Segui-la? Deixar de sermos o que somos para sermos o que ela quer que sejamos? Vale mesmo à pena?
Quando vamos parar de sermos o que não somos por causa de pais, amigos, terceiros? Essa semana estava observando uma jovem, mal arrumada para os padrões sociais, cabelos mal tratados, rosto sem maquiagem, pelos em sua face, e ao perceber que muito ali a olhavam uma pessoa chegou até a mim e disse: “Alguém precisa dá um toque nela, todo mundo fala!” fiquei pensando na pessoa, da garota, ela estava satisfeita? É sua tribo? O que gosta? E se for? Certa é ela que vive por ela e não pelas pessoas à volta.
Eu fui abstrato, quando lutava contra a mim mesmo, querendo agradar os demais, com sorrisos falsos, gestos mecanizados, quando me libertei disso, percebi que a vida é mais que regras, não que elas não façam parte, mas, devemos separar o que é litigioso do que é expressivo verdadeiro.
Faço um tratamento de pele, para alguns; estética, para outros, necessidade, mas não me importa, faço para está bem comigo mesmo, e é claro, a sociedade agradece, vou à academia, não que eu goste, para ficar mais saudável, com tudo fico mais bonito, mas não faço porque a sociedade é hipócrita e diz que os padrões masculino de beleza é a virilidade e um corpo malhado, faço para mim.
O senso comum está ligado à educação que os pais dão aos seus filhos, isso vem de gerações passadas, séculos passados, a muitos anos, o homem era o provedor da casa, a mulher era o “deposito de esperma”, ele escolhia a noiva juntamente com seu pai, a comprava pelo bem material, e como tal, o papel feminino era, “sim, senhor!” Haviam na Grécia antiga, vários homossexuais, do qual se escondiam em seus panos libidos, e faziam de suas vidas aventuras, sórdidas, para a sociedade da época, alguns, como hoje ainda, se casam, para não terem que dá satisfações a essa sociedade pobre, que debaixo dos lençóis de algodão branco e travesseiros de pena de ganso está a vergonha e o engano, uma vida deprimente.
Os padrões de beleza que este senso comum determina é deprimente, muitos, independentes do sexo, estão viciados a terem um corpo perfeito, não para eles e por eles, mas para mostrar ao outro que são capazes e melhores, que fazem parte de uma “tribo” que conseguem sobreviver ao perverso mundo de “Alice”*.
Quando abrimos nossos lábios, somos logo identificado, analfabetos, ignorantes, classe c, b ou a, graduados ou simplesmente “Maria vai com as outras”.*
O conhecimento é o nosso maior advogado, quando estamos diante às centenas de situações em suas diversidades, o que nos coloca como uma pessoa ávida,
é o que conhecemos. Tive oportunidade de conhecer várias pessoas de todas as classes socioculturais e socioeconômicas, embora se acredite que as duas estão interligadas, e na verdade há uma união forte entre ambas no sentido educacional e se percebe claramente no modo de agir, falar e falar sobre o que, a capacidade de raciocínio lógico, interessante e de opinião baseada em conceitos científicos é rápida. O que se fala, como é colocada as palavras, como é o ponto de vista de cada interlocutor, diante da proposta apresentada na mesa, os discursos, e o modo de vida que aparece claramente na expressão, seja nas palavras ou num simples franzi na testa para identificação social que a pessoa faz parte, há aquelas que não tem um padrão socioeconômico alto, mas que a sua linguagem os permitem fazer parte do nível considerado bom, muito bom, ou até mesmo, excelente no que damos nome ao sociocultural.
Agora você, que leu este texto, do qual lhe trouxe muitas idéias de identificação em algum momento de sua estadia nesta sociedade, pode responder-me, você é o que você gostaria de ser, ou o que você é designado a ser?
Estamos de passagem neste lugar, se ficarmos vivendo para as outras pessoas, quando vamos viver para nós mesmos?

“...quando era criança eu brincava de me esconde-esconde para ser encontrado, até hoje me escondo e ninguém me encontrou.” Brenno.


*Alice- Personagem que está à procura de algo novo, num país de maravilhas, e num determinado momento ela se decepciona ao perceber que não existe esse mundo, até lá ela é julgada pela rainha de copas, por seus modos, considerados inadequados, para aquela sociedade.

*Maria vai com as outras – Expressão usada para substantivar uma pessoa sem personalidade própria que faz tudo o que as demais à volta fazem.

16 de outubro de 2008

Musica


Essa, música tem falado muito comigo nestes dias!
Estou muito feliz, graças à Deus por isso, minha vida tem sido abençoada a cada instante, e tenho provado das delicias de ter um Deus grande, maravilhoso, supremo!
Esta semana eu tive a oportunidade de assistir o DVD do This is our God, e como me emocionou, realmente, sempre, hillsong, tirando meu fôlego, e superando expectativas!
Mesmo com a participação mínima de Darlene Z. os pontos “altos” do DVD, só dava ela, amei também a participação de uma integrante maravilhosa, de voz, surpreendente, na música tema do CD.
Bom, conselho a todos a verem o DVD e a comprarem o cd, realmente lindo.

This Is Our God
Hillsong Music Australia
Composição: Reuben Morgan
VERSE 1:
Your grace is enough
More than I need
At Your word I will believe
I wait for You
Draw near again
Let Your Spirit make me new

CHORUS:
I will fall at Your feet
I will fall at Your feet
And I will worship You here

VERSE 2:
Your presence in me
Jesus light the way
By the power of Your word
I am restored
I am redeemed
By Your Spirit I am free

BRIDGE:
Freely You gave it all for us
Surrendered Your life upon that cross
Great is the love
Poured out for all
This is our God
Lifted on high from death to life
Forever our God is glorified
Servant and King
Rescued the world
This is our God

12 de outubro de 2008

Tele-cine mais que Premium...pipoca!


Que coincidência!
Ontem eu falei sobre o filme, “o amor não tira férias” e ele não tirou mesmo! Neste exato momento eu estou assistindo o filme, por ironia do destino está passando no tele-cine pipoca e claro, estou com os olhos fixos na TV, agora nem tanto, pois estou escrevendo pra o blog.
E a coincidência foi maior ainda, hoje, aparentemente, encontrei uma pessoa super, mega ultra, fantástica, adorável, educada, inteligente, o “bonito” é apenas um detalhe no meio de tanta formosura.
Bom, estou feliz! Bem mais feliz que ontem e espero continuar assim esta semana. Estou com uma boa sensação, acho que tudo correu bem, bom, fiz minha parte.
É... o amor não tira férias, quando mais pensamos que ele nos esqueceu, e nos deixou de lado, olha ele ai, pronto para nos abraçar e nos deixar louquinho.
Mereço, sempre tive convicção disso, por mais que tudo estivesse invernado, a primavera sempre chega.
Agora é só juntar as camas, o amor e a felicidade, juntas, um par perfeito.
Eu quero viver assim, bom, até quando dure.
Esta semana eu peço a Deus que Ele me abençoe e que faça dos meus dias, dias bons, de alcance dos sonhos, de dupla alegria, eu o amo muito e confio em Teu amor que nunca falhará.
Só tenho a agradecer por tudo o que está acontecendo nestes últimos dias, mesmo que eu tenha chorado a noite, a alegria, veio pela manhã, e se hoje foi um dia atípico, que bom, fico feliz assim mesmo!! E muito Feliz, foi um presente maravilhoso. Para ser comemorado o dia das crianças, eu fui o mais sucedido neste dia, ganhei um presente maravilhoso.
O amor não tira férias, sei disso, pois hoje eu vivi o inesperado, vivi um momento de amor.
Obrigado, te amo.

Quero encontrar-te


Oi, como vão todos, nesta semana estou com muitas novidades e gostaria de escrever o Maximo possível mesmo com o avançar das horas.
Uma grande parte de mim se regozija e transborda de alegria, nestas ultimas semanas eu conheci pessoas maravilhosas, cada uma com sua cultura, com seu jeito, com suas filosofias, com uma história diferente.
Bom começar pela Cyntia, que pessoa maravilhosa, aparentemente arrogante, e fria, mas quando se conhece melhor se ver uma pessoa delicada com suas limitações, história de vida emocionante, uma pessoa que vale a pena conhecer e ouvi, assim também com Adriana, Aline, Priscila (branquinha) e tantas outras pessoas que marcaram meu coração.Porém, quero destacar uma pessoa que me surpreende como sua beleza interior e exterior, pela sua humildade, pelo seu caráter, pela generosidade, Danila.
Não há palavra, uma menina de ouro, que coração enorme é aquele meu Deus? Me pergunto. Conheço tem poucos dias, e já gosto tanto dela, tenho certeza que seremos grandes amigos.
Fico pensando como Deus é maravilhoso, por mais que eu tenha saído de um lugar que eu era apaixonado, pelas pessoas que eu deixei lá, ele sempre me coloca noutro lugar do qual posso compartilhar um pouco do que sou, do que tenho, e aprender com essa diversidade de pessoas e de culturas.
Essa semana também estive com o coração apertado, não sei o que está havendo de errado comigo, estou com um pouco de medo, não sei explicar, quando penso que o amor está perto, ele some, assim, como o passe de mágica. Ás vezes me sinto tão só, tão cansado, tão deprimido e por mais que eu tenha meus amigos que são precisos para mim, que me fazem sorrir, conversam comigo, minha família, mãe, irmã, que tanto os amo, ainda sim, sinto um vazio dentro de mim.
Sei que o amor não tira férias, mas ele está se esquecendo de mim, e trabalhando somente a favor dos outros, queria tanto que ele tivesse um tempinho pra mim...
Ás vezes acho que é por causa do meu rosto, mas eu estou fazendo minha parte, estou tomando meus remédios contra as espinhas, estou lutando contra o tempo, fazendo o impossível para vencer a guerra, pois cada mês a batalha tem sido mais árdua, e Deus tem me ajudado, sou eternamente grato à ele. Eu o amo e tenho convicção que tudo irá dá certo.
Nestes dias tenho conhecido outras pessoas, das quais penso que poderia ser o amor tão desejável e esperado, mas a cada palavra dita, gesto, a cada tempo perdido vejo que estava inteiramente enganado.
Estou com mil e uma idéias na cabeça para colocar em prática, e sei que tudo no seu devido tempo vai dá certo.
Quero muito ser feliz, e tenho certeza que Deus também quer que eu seja.
Minha vida está se baseando na esperança de cada amanhecer, de cada novo dia.
Gostaria muito que uma pessoa fosse a escolhida de Deus, mas pelo jeito não é. Vou seguindo em frente, sou uma pessoa inteligente, bom amigo, companheiro, é claro que há uma pessoa pra mim, não sei, mas nestes dias tenho me sentido abandonado.
Vou esperar e descansar para ver o que vai acontecer de agora para frente,
Mais um ano se vai e eu continuo a minha busca.
Minha canção é “a esperança renasce e a certeza de que perto estás, tua paz me invade, pois tudo o que eu sei é te adorar,”
Um dia ei de encontrar-te.