2 de janeiro de 2014

Networking


Brenno Ferraz 



Estudos realizados nos EUA mostram que pessoas com mais relacionamentos interpessoais são melhores sucedidas que aquelas que se limitam em, apenas, um ciclo de amigos.
Ao abrir meu e-mail percebi o grande número de pessoas que, mesmo com redes sociais, mandaram-me felicitações de ano novo e havia algumas que conheci ha anos atrás, quando estava no começo da graduação.
Quando faço um check in constatando que estou num lugar em uma determinada rede social, raras às vezes não recebo uma mensagem dizendo “onde está? Quero ir aí vê-lo”.
Outro dia estava em uma palestra em um centro universitário que, até aquele momento, nunca havia estado antes, sentado na plateia, sempre na frente, (porque sou aparecido, e falarei sobre isso mais a frente) e um dos convidados parou e disse, “eu o conheço, você sempre marcando presença”.
Esses exemplos são para ilustrar o quanto é importante sair dos muros. Lembro-me que um aluno de jornalismo questionou-me “é fácil conseguir emprego na área?”, logo disse, “não”, ele olhou-me espantado e o fiz uma pergunta “você está disposto a sair dos muros?”.
Muitos fazem o mesmo trajeto com medo, preguiça de arriscar outros caminhos. Não se iludam as boas fontes, os empreendedores, quem está em evidencia não estão em suas posições por ficarem parados, desanimados e enxergando obstáculos para atravessar a cidade e irem desde uma exposição de arte, palestras, workshoppings, no qual, através desses descobrirem coquetéis, e lá serem percebidos, também uma ótima oportunidade para divulgar seus trabalhos, sejam eles amadores ou profissionais, blogs, vídeos, redes sociais, tudo conta o importante é sua presença. É uma questão de paciência, podem demorar três, mas também podem ser dez idas às essas atividades para um primeiro contato, o importante é não desanimar.
Networking não nasce de um dia para o outro, experiência própria. Ser aparecido é ousar perguntar mesmo que erre, informar-se a respeito da agenda do palestrante, sobre outros eventos, conversar com a ouvinte ao lado, ele pode ser um canal para o que procura naquele momento, deixe o preconceito de lado, atrapalha, leve um pré-conceito sobre o assunto a ser tratado, leia antes de ir, formule algumas perguntas mesmo que sejam descartadas ao longo do programa, seja sempre cordial e atento a tudo, não deixe escapar nada.

O hoje bem resolvido será o futuro desejado. Muitos querem crescer mas poucos conseguem subir as escadas. 

Nenhum comentário: