16 de agosto de 2009

Obedecer

Tanto tempo se passou, foram muitas mudanças, experiências. Quando ainda crianças nossos pais nos ensinam o que é bom e o que é ruim, nos mostra, segundo seus conhecimentos o que é bom e o que é mau. No começo, quando bem pequenininhos eles tinham total domínio sobre nós, e aos poucos vamos crescendo, criando nossos valores, quando adolescentes eles ainda tentam nos disciplinar com algum castigo quando desviamos o caminho, contudo chega um tempo que nós tomamos nossas próprias decisões escolhendo assim o caminho a seguir.

Quando eu era menor, lembro-me que uma professora e amiga me falou, um daí que desobediência trás maldições, mas ouvir e obedecer as quebra. Naquele tempo eu não entendia muito, fui crescendo, experimentando o bom e o mau da terra, ouvindo, escolhendo os meus caminhos e atos. Desde o inicio do mundo, segundo a bíblia, ouve a primeira desobediência, essa que teve a primeira grande repressão, da vida à morte; após tantos outros exemplos são nos colocados, e sempre aqueles que ouvem e mesmo sendo difícil obedecem saem com vida os que escolhem outros caminhos que não seja o da obediência morrem.

O que quero dizer com tudo isso é simples, nossos atos hoje, irão se refletir no amanhã, quando fazendo algo que nos parece certo, mas outra pessoa, que está por perto, que mesmo aos nossos olhos não tem experiência com aquela determinada situação, nos diz para não agirmos daquela forma e assim desobedecemos e fazemos no momento pode parecer que nada irá acontecer de "mau", mas com o passar dos anos outra situação nos ocorre e nos lembramos que se tivéssemos ouvido e agirmos de outra forma nada daquilo estaria acontecendo. Não digo sobre drogas, sexo, roubo, matar ou ferir uma pessoa, mas falo de ações simples. De experiência própria. Morei muitos anos com meus avós e as vezes os repreendia por algumas atitudes tomadas, claro que é outra cultura, são tempos diferentes, mas a essência não muda, as ações são as mesmas, o que é feito hoje, será refeito amanhã por outra pessoa e assim sucessivamente, com efeitos diversos.

Obedecer não é fácil. Vai contra muito do que acreditamos, é renunciar; e renunciar não é, e nunca será fácil. Mas é preciso. Quando renunciamos estamos dizendo não a nossa vontade, e também sendo repreendidos pelos amigos, pela sociedade em geral, até mesmo em isolamento. O sociável não significa que será o manipulável, pode até ser o manipulador, mas nunca vi um manipulador que não tenha caído em sua própria armadilha.

Temos que aprender a esperar. Esperar também não é fácil, eu mesmo não tenho paciência de esperar por muito tempo, sou ansioso e quero tudo para o agora. Contudo hoje vivo o esperar, não porque eu queira, mas porque a vida me colocou essa condição. Tanto eu ouvia e cantava sobre o esperar, e várias vezes no simples esperar eu me aborrecia, quando marcava um horário e tinha que esperar muito tempo pois a pessoa atrasou eu ficava com muita raiva e brigava muito. Aos poucos a vida foi me disciplinando, é o esperar para o amadurecimento na universidade, é o esperar no namoro, é o esperar no trabalho, na realização de um sonho, é esperar o tempo de Deus. Ah! Hoje digo, estou caminhando ainda no esperar.

Quando esperamos, obedecemos, nos renunciamos, estamos caminhando para uma vida prospera e cheia de alegria, amor, de realizações do sonho.

Pais, ás vezes é difícil dizer não para os filhos, privá-los e até mesmo discipliná-los, mas quem ama educa, quem ama zela, quem ama disciplina a criança.

Filhos; não fácil renunciar o que gostamos o que é bom naquele momento, a roupa bacana, o game maneiro, as baladas, o carro e o namoro, mas é necessário esperar, para tudo na vida há uma hora certa, e quando estamos vivendo esse momento é o melhor, pois teremos total liberdade para fazer todas as coisas, cada uma em seu tempo, com prazer à vontade.

À todos uma ótima semana e não desanimem! Um grande abraço.

Nenhum comentário: