12 de junho de 2008

lOok


No lOoK de hoje vou falar sobre um monstro que aterroriza milhares de pessoas, pobres, ricos, brancos, negros...ela não tem preconceitos, e muito menos escolhe onde alojar nos lisos e intocáveis rostos, são elas ACNES ou conhecida também como ESPINHAS! Eca!

Acne (ou espinha) é uma das doenças dermatológicas mais comuns e aparece com freqüência em adolescentes e adultos jovens, tanto homens quanto mulheres.
Cerca de 85% das pessoas com acne apresentam manifestações simples, aquelas espinhas pequenas e comuns. As outras 15% têm acne inflamatória, com lesões mais aparentes, de intensidade variável e precisam de tratamentos mais específicos.
A acne é mais comum no rosto, mas pode aparecer também no pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.

Existe uma tendência hereditária nas espinhas. Se os pais de um jovem tiveram ou têm espinhas, é provável que ele tenha espinhas também.

Espinha é uma doença que afeta o folículo pilossebáceo, formado por glândulas sebáceas e pêlo. As glândulas sebáceas estão na pele e produzem o sebo, um "lubrificante" da pele, saudável para impedir o seu ressecamento.

Vários fatores aumentam exageradamente a produção do sebo, como as típicas mudanças hormonais que ocorrem na puberdade. Esse "exagero de produção de sebo" é relacionado ao aparecimento da acne., Por isso aparecem tantas espinhas nessa fase da vida.

Normalmente as células das camadas mais externas da pele descamam gradativamente. Durante a puberdade, essas células descamam mais rápido, podendo ocorrer aglomeração dessas células no orifício do folículo pilossebáceo, produzindo uma obstrução deste local. Esta obstrução impede que o sebo saia pelo orifício. Este acúmulo forma o que se chama de "comedão".

A retenção do sebo libera algumas substâncias que causam irritação e, conseqüentemente, surge uma inflamação. Ao mesmo tempo, o sebo é um meio propício à proliferação de uma bactéria chamada Propionibacterium acnes, que intensifica a acne.

Comida não causa espinhas. Não existem evidências científicas que sugiram que a alimentação cause ou influencie a acne. Evitar alimentos que não fazem bem à saúde de um modo geral é aconselhável, porém, uma dieta não vai resolver o problema da acne, e sim um tratamento adequado.

Bom, espinhas ou acnes tem jeito de serem tratadas, com ISOTRETINOÍNA, aqui no BLOG você vai acompanhar um tratamento toda semana e vai ficar sabendo sobre milhares de maneiras de como se livrar desta doença.

Poste aqui você também sobre suas experiências com o tratamento e mande suas duvidas e sugestões.

Nenhum comentário: